Apresentação
Público Alvo
Inscrições
Eixos Temáticos
Submissão de Resumos
Datas Importantes
Programação
Trabalho de Campo
Galerias
Local do Evento
Organização
Hospedagens
Alimentação
Contato
 
 
 
 
Últimas Publicações

- (17/12/2018) Acesse - Novos prazo e valores de inscrições.

- (17/12/2018) Acesse - Segunda Circular - III Simpósio Ibero-Afro-Americano de Riscos (Correção do link postado no dia 06/11).

- (08/12/2018) Acesse - Valor único de inscrição para Associados da Risco e Estudantes de Graduação.

- (30/11/2018) Acesse - Programação completa atualizada.

- (30/11/2018) Acesse - Datas limites para submissão de resumos, comunicação de aceites e recepção de resumos prorrogadas.

- (06/11/2018) Acesse - Data limite para submissão de resumos expandidos prorrogada.


Apresentação

O acelerado movimento de produção e consumo, notadamente a partir da década de 1970 em todo o mundo, impôs sobre a sociedade contemporânea de todos os países, apropriações do espaço em dimensões cada vez maiores. Multiplicaram-se assim os processos de territorialização, desterritorialização e reterritorialização, delineando novos desafios sociais a serem superados face à mercantilização da natureza e, decorrente dessa decisão, tem-se também a sujeição de territórios e, porque não dizer, da vida (humana, animal e vegetal), enfim, dos sistemas vivos em níveis nunca antes experimentados. Muitos trabalhos acadêmicos foram e são produzidos ocupando-se de descobrir e delinear situações espaço-temporais e territoriais que fragilizam a relação ser humano-natureza, sem contudo, considerá-las na perspectiva de riscos que podem desencadear crises na forma de acidentes graves e ou catastróficos. Portanto, ainda são desafios postos a investigadores e profissionais diversos, a identificação dos riscos e sua gestão, uma vez que vários países promovem políticas econômicas cada vez mais ameaçadoras à segurança das pessoas e sistemas vivos. Quase sempre são os grandes empreendimentos nacionais e transnacionais relacionados aos setores energético, minerário, agronegócio, imobiliário, viário, dentre outros, os que mais alteram as relações territoriais que perpassam ao âmbito local, regional, nacional e, por vezes, internacional.

Neste sentido, torna-se fundamental o fomento de espaços de diálogos, a exemplo de um Simpósio, em que a temática Riscos e suas dimensões possam ser debatidas para se apontar perspectivas de políticas de apropriação do espaço que efetivamente promovam a segurança dos territórios atingidos por grandes empreendimentos e ou por políticas frágeis de planejamento e ordenamento territorial.

Objetivos

O III Simpósio Ibero-Afro-Americano de Riscos pretende reunir investigadores, entre profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação, representantes do poder público, profissionais diversos e pessoas interessadas na temática Riscos e Sociedade, da apropriação do espaço à criação de territórios em riscos, para apresentar, discutir e propor, perspectivas de construção de políticas de gestão e segurança de territórios ameaçados por políticas econômicas diversas.

Para alcançar este objetivo, os interessados em participar e ou apresentar seus trabalhos de investigação e ou de atuação em gestão de riscos e segurança de territórios, terão à sua disposição três eixos temáticos (Painéis):

1. Vulnerabilidade e Riscos: neste eixo o objetivo é conhecer e debater trabalhos relacionados às dimensões do Risco que representem a sua potencialização caso ocorra algum tipo de anomalia.

2. Territórios em Riscos: o objetivo deste eixo é conhecer e identificar espaços apropriados por grandes empreendimentos e que representem riscos territoriais diversos, bem como avaliar políticas de gestão de riscos e segurança.

3. Resiliência ao Risco: objetiva-se neste eixo o conhecimento e o debate acerca de realidades territoriais em que as comunidades ameaçadas, poder público e empreendedores, conseguem e ou conseguiram experiências de êxito com relação à gestão de riscos e ou acidentes.

Data e Local

17 a 20 de Junho de 2019
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Instituto de Geografia (IG)
Campus Santa Mônica

Primeira Circular
PDF
Cartaz do Evento
PDF
 
2018 - Todos os Direitos Reservados - Webdesigner/Adaptação - Wesley Alves Vieira (wesleyalvieira@gmail.com)